Nossa senhora da Conceição

feriado nacional.

se da outra vez arrastei-me da cama para leva-la a um infantário fechado. desta. fiz figura de Ursa.

indaguei no fim de um ensaio para a festa de natal da minha filha: “Amanhã é feriado?” depois de ouvir um pai a despedir-se. com a pérola “Bom feriado!”

(não. não vivo dentro do sistema. não trabalho. feriados e fim-de-semanas? vês menos gente na rua. e mais nos espaços comercias. e nenhuma no infantário dela.)

há dias que sonho que tenho um trabalho. não são muitos. são aqueles dias que acordo com energia. e aborreço-me.

tudo isso é refutado. pelo dia a seguir. o termómetro marca 38.3ºC. e eu agradeço. por não ter que lidar com um trabalho. com forças que não tenho.

feriados. são dias penosos. dias de trabalho. acrescido. no meu mundo. são como fim-de-semanas. mas pior. aparecem de surpresa.

se não tiver forças. tenho que desencantá-las. mais tarefas a realizar. mais responsabilidades. menos descanso. e muita disponibilidade para ela.

e isso não vem oferecido. no pack de feriado.

